
Discentes
Perfil do Formando
O/A profissional do Curso de História da Universidade Regional do Cariri deverá ser dotado de espírito crítico capaz de perceber e desenvolver em suas tarefas aquilo que faz a especificidade da História como disciplina: sua historicidade; a necessidade de trabalhar associando teoria, método e manejo de dados empíricos; a captação do tempo social, do espaço social e dos agentes sociais no tocante aos diferentes períodos e sociedades. Será, portanto, um/a profissional que problematiza o conhecimento que lhe é apresentado e que se propõe a (ré) construí-lo, salientando as controvérsias que se apresentam a cada passo na elaboração desse conhecimento. Uma vez que simplesmente inexistem conhecimentos históricos definitivos, indiscutíveis ou eternos, a própria História deve ser compreendida por ele, como necessariamente, histórica.
Um/a professor/a de nível fundamental e/ou médio que não adquiriu em seu Curso de História os instrumentos dessa percepção, pode transformar-se em um mero repetidor de manuais. Esse é um motivo a mais para que a pesquisa, como processo de produção de conhecimentos, não fique limitada aos que se destinem em princípio ao magistério superior ou às instituições especializadas na pesquisa histórica. Levando-se em consideração esses aspectos fundamentais, ressaltamos, novamente, a Resolução CNE/CES 13/2002 que define de forma ampla o seguinte perfil dos formandos dos cursos de História:
O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas estas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses das IES, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc)
A partir dessa reflexão, percebe-se que no campo prático de sua atuação, o/a professor/a-historiador/a deverá estar apto para distinguir o objeto da História do objeto das demais Ciências Humanas, identificando as diferentes concepções teórico-metodológicas da História que orientam o fazer historiográfico. Ao mesmo tempo, relacionará essas concepções com a ampla diversidade de técnicas de tratamento das fontes históricas, quais sejam: orais, iconográficas, cartoriais, hemerográficas, fílmicas, etc.. Por outro lado, esse/a profissional devera ter também o domínio sobre as teorias pedagógicas para a aplicação da prática educativa em História, nos ensinos: fundamental, médio, e superior, dentre outros. Somente assim, ele/a poderá se apresentar como um articulador entre a produção do conhecimento histórico e as reflexões em torno dessa produção, que se configurarão através do exercício da Diretrizes Curriculares - CNE, Resolução CNE/CES 13/2002.
Assim, o perfil do/a formando/a coaduna-se com o que propomos como perfil do Curso, ou seja, pretendemos formar o/a professor/a-pesquisador/a, profissional qualificado/a e cidadão/ã consciente. Desejamos formar um/a professor/a dotado/a de espírito crítico, capaz de aprofundar as questões, estabelecer métodos de estudo e de pesquisa, associar a teoria à prática e, ainda, interagir com outras áreas do conhecimento, trabalhando com temas variados, em épocas diversas, e desenvolvendo as competências e habilidades inerentes ao profissional de História.
Com esse intuito, ao propormos a revisão da atual Proposta Pedagógica procuramos também diversificar as formas de trabalhos finais do curso, adotando as modalidades monografia, artigo científico, exposição e documentário, para melhor ajustarem-se ao perfil do profissional traçado acima e para que o graduando possa optar por aquela que melhor se identifique com suas aptidões e qualificações. Isso por certo, ampliará o leque de possibilidades de atuação do profissional em História ao estimular o desenvolvimento de outras competências e habilidades.